Guia de Paris
Guia de Paris
Feriados: dia de ano novo; Boa sexta-feira; Sábado Santo; Segunda-feira de Páscoa; Eva de Ascensão; Ascensão; Dia do Trabalho (1 de maio); Vitória 1945 (8 de maio); Whit Sunday & Whit Monday; Dia da Bastilha (14 de julho); Véspera de Assunção; Assunção (15 de agosto); A véspera de todos os santos; Dia de Todos os Santos (1 de novembro); Dia do armistício (11 de novembro); Lei de 20 de dezembro de 1906; Lei de 23 de dezembro de 1906; Véspera de Natal; Dia de Natal; Véspera de Ano Novo.
Boas compras: vinho, champanhe, queijo, patê.
Pratos locais: ricos e variados, uma vez que a França é líder mundial em termos gastronômicos. Os pratos de marca registrada incluem confit de canard, cassoulet, bouillabaise (sopa de peixe), foie gras, ratatouille, escargots e Chateau Briand. Um dia típico de comer começa com um copo grande de café com leite, um croissant e um pão fino besuntado com manteiga e geléia. Um aperitivo estimulante de apetite, como kir (vinho branco adoçado com xarope), é frequentemente servido antes de uma refeição, enquanto um digestivo (conhaque ou conhaque de Armagnac) pode ser servido no final de uma refeição. Outras bebidas destinadas a auxiliar a digestão e estimular a conversa incluem café expresso, cerveja, licores como o pastis (um primo do há muito tempo proibido absinto que possui sabor de anis) e alguns dos melhores vinhos do mundo.
Boa leitura: Os Miseráveis ou O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, Madame Bovary de Gustave Flaubert, Germinal de Émile Zola e o blockbuster da Revolução Francesa da Baronesa Orczy, The Scarlet Pimpernel. A escrita mais moderna inclui The Scapegoat (O Paraíso dos Ogros), de um dos autores mais populares da França, Daniel Pennac.